O médico-veterinário, como profissional liberal, só responde se ficar provada culpa (CDC, art. 14, § 4º); a clínica responde sem culpa pelos defeitos do serviço, mas também não indeniza sem prova do defeito e do nexo com o dano. Na prática, o prontuário, os termos assinados e os registros do atendimento pesam muito no resultado, para os dois lados.
Dois regimes: o do profissional e o da clínica
A primeira pergunta em qualquer acusação de erro veterinário é: quem está sendo acusado? O Código de Defesa do Consumidor trata de forma diferente o fornecedor de serviços em geral e o profissional liberal. Para a empresa (clínica, hospital veterinário, pet shop com consultório), a regra do art. 14 é a responsabilidade independente de culpa pelos defeitos do serviço e pelas informações insuficientes sobre riscos:
CDC (Lei 8.078/1990), art. 14, caput:
Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Já para o médico-veterinário que atua em nome próprio, como profissional liberal, o § 4º do mesmo artigo exige a verificação de culpa, ou seja, prova de negligência, imprudência ou imperícia:
CDC (Lei 8.078/1990), art. 14, § 4º:
§ 4º A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa.
Essa diferença não é só teórica. Nas ações contra clínicas reunidas nesta seção, as decisões costumam combinar as duas regras: a clínica responde objetivamente pelo que é próprio do estabelecimento (equipamento, internação, guarda, hotelaria, informação), mas, quando a acusação é de erro técnico do veterinário, a responsabilidade dela também passa pela prova da culpa do profissional. O TJCE aplicou essa lógica ao negar indenização pela morte de uma calopsita:
TJCE, 2ª Câmara de Direito Privado, Apelação Cível nº 0210303-10.2024.8.06.0001, Des. Paulo Airton Albuquerque Filho, julgado em 07/04/2026 favorável ao estabelecimento
A tutora de uma calopsita que morreu após atendimento pediu indenização. A Câmara aplicou o CDC, mas afirmou que a responsabilidade da clínica por ato do médico-veterinário depende da prova de culpa do profissional. Como não houve prova de culpa nem de nexo causal entre as técnicas usadas e a morte, manteve a improcedência. Embargos de declaração posteriores foram parcialmente acolhidos sem mudar o resultado.
Tese: Não basta mostrar que o animal piorou depois do atendimento: é preciso provar culpa do veterinário e nexo causal com o resultado.
Partes: Geração Silvestre Clínica Veterinária e Petshop Ltda..
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
O TJDFT seguiu o mesmo caminho ao reformar sentença em caso de toracocentese com perfuração pulmonar de causa indeterminada, aplicando o prisma subjetivo também às clínicas, porque a imputação era de falha dos profissionais:
TJDFT, 1ª Turma Cível, Apelação Cível nº 0710327-33.2020.8.07.0020, Des. Teófilo Caetano, julgado em 03/08/2022 favorável ao estabelecimento
A gata morreu após toracocentese, com perfurações pulmonares de causa indeterminada. A Turma reformou a sentença e rejeitou os pedidos: a imputação era de falha de profissionais veterinários, apurada pelo prisma subjetivo (CDC, art. 14, § 4º; CC, art. 951); a prova oral indicou conduta correta e a falha não foi comprovada.
Tese: Quando a acusação é de erro do profissional, a responsabilidade da clínica também passa pela prova de culpa.
Partes: Clínicas veterinárias e médica-veterinária (nomes não constam da ementa) e tutora.
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
Obrigação de meio: o que a clínica promete e o que não promete
O tratamento veterinário é, em regra, obrigação de meio: o profissional se compromete a empregar a técnica adequada, com diligência, e não a garantir a cura ou a sobrevivência do animal. Isso significa que a morte ou a complicação, por si sós, não provam erro. O próprio CDC reforça que o serviço não se torna defeituoso porque surgiu técnica melhor depois:
CDC (Lei 8.078/1990), art. 14, § 2º:
§ 2º O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas.
O TJCE usou exatamente esse dispositivo para afastar a responsabilidade de uma veterinária por complicações após cesariana, porque a técnica empregada era respaldada pela literatura da época:
TJCE, 1ª Turma Recursal, Recurso Inominado Cível nº 3000153-91.2023.8.06.0176, Juíza Valéria Márcia de Santana Barros Leal, julgado em 20/07/2026 favorável ao estabelecimento
A cadela teve complicações após cesariana e castração. A Turma aplicou a responsabilidade subjetiva do profissional liberal e concluiu que a técnica usada era respaldada pela literatura científica da época; a evolução posterior do conhecimento não torna o serviço defeituoso (CDC, art. 14, § 2º).
Tese: O serviço veterinário não é defeituoso só porque surgiu técnica melhor depois; é preciso provar imperícia, imprudência ou negligência.
Partes: Clínica veterinária e médica-veterinária responsável (pessoas físicas, nomes omitidos).
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
Ser obrigação de meio, porém, não é escudo absoluto. Quando a perícia mostra que a profissional não adotou as cautelas que o quadro exigia, a condenação vem, e a clínica responde pela veterinária vinculada a ela:
TJDFT, 5ª Turma Cível, Apelação Cível nº 0729246-93.2021.8.07.0001, Desa. Lucimeire Maria da Silva, julgado em 21/06/2023 desfavorável ao estabelecimento
A perícia concluiu que a médica-veterinária vinculada à clínica não adotou as cautelas que o estado de saúde do felino exigia. A Turma manteve a condenação por danos materiais e morais: a obrigação é de meio, mas a prova técnica demonstrou falha e nexo, e o vínculo da profissional atrai a responsabilidade da clínica.
Tese: Quando a perícia aponta falta de cautela, a obrigação de meio não protege; a clínica responde pela profissional vinculada.
Partes: Clínica veterinária e tutores (nomes não constam da ementa).
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
A lição para o estabelecimento é dupla. Primeiro, a defesa deve mostrar, com documentos, que a conduta seguiu o que a medicina veterinária recomenda para aquele quadro. Segundo, a clínica precisa saber quem atende em seu nome: o defeito pode estar na própria organização do serviço, como no caso de atendimento por pessoa sem registro no CRMV, que gerou condenação independentemente do desfecho clínico:
TJDFT, 1ª Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0700693-03.2026.8.07.0020, Juiz Evandro Neiva de Amorim, julgado em 16/09/2026 desfavorável ao estabelecimento
A gata com tumor foi atendida por estagiário sem registro no CRMV-DF que se apresentou como veterinário e prescreveu medicamento em receita sem identificação profissional; o animal morreu dias depois. A Turma manteve R$ 7.000,00 de dano moral: o defeito do serviço existe independentemente do desfecho clínico, pela apresentação enganosa e pela privação de orientação qualificada em contexto de terminalidade.
Tese: Atendimento por pessoa sem registro no CRMV, apresentada como veterinário, é defeito do serviço e gera dano moral mesmo sem prova de que causou a morte.
Partes: Centro Veterinário Águas Claras Ltda..
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
O que costuma decidir o processo: nexo causal e prova
Mesmo na responsabilidade objetiva, a clínica só indeniza se houver defeito e nexo causal entre o serviço e o dano. O CDC prevê expressamente as hipóteses em que o fornecedor se livra da responsabilidade:
CDC (Lei 8.078/1990), art. 14, § 3º:
§ 3º O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar: I - que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste; II - a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.
Em boa parte das vitórias das clínicas reunidas nesta seção, o que decidiu foi a demonstração de que a causa do dano era outra: doença preexistente, comorbidades, evolução natural do quadro ou conduta do próprio tutor. É o caso do aborto de cadela atribuído a um medicamento, quando o animal tinha anaplasmose:
TJCE, 3ª Câmara de Direito Privado, Apelação Cível nº 0269288-06.2023.8.06.0001, Desa. Cleide Alves de Aguiar, julgado em 14/05/2025 favorável ao estabelecimento
O tutor atribuiu o aborto da cadela gestante ao omeprazol prescrito pela clínica. A Câmara manteve a improcedência: o animal tinha anaplasmose, que a literatura veterinária relaciona a falhas reprodutivas, e não havia prova de que o medicamento causou o aborto. Documentos juntados só na apelação, sem justificativa, não foram conhecidos (CPC, art. 435).
Tese: Mesmo na responsabilidade objetiva da clínica, sem nexo causal entre a prescrição e o dano não há dever de indenizar; doença do próprio animal pode explicar o resultado.
Partes: GF Comércio Veterinário Ltda. e tutor (pessoa física, nome omitido).
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
Também o caso de hospital veterinário em que o perito concluiu que o tratamento não contribuiu para a morte e que as conversas de WhatsApp mostravam atendimento cuidadoso:
TJDFT, 7ª Turma Cível, Apelação Cível nº 0721907-20.2020.8.07.0001, Des. Romeu Gonzaga Neiva, julgado em 10/08/2022 favorável ao estabelecimento
O perito concluiu que o tratamento indicado não contribuiu para a morte do animal, que tinha várias comorbidades. A Turma manteve a improcedência e observou que, pelas conversas de WhatsApp, o estabelecimento sempre agiu com cuidado, respondendo aos questionamentos da tutora.
Tese: Perícia favorável e histórico de comunicação cuidadosa com o tutor afastam o nexo causal.
Partes: Hospital veterinário e tutora (nomes não constam da ementa).
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
O contrário também é verdadeiro: quando o laudo liga a lesão ao procedimento, documentos internos e depoimentos de funcionários não bastam para afastar a condenação. Foi o que ocorreu com queimadura por colchão térmico durante cirurgia:
TJCE, 4ª Câmara de Direito Privado, Apelação Cível nº 0057967-66.2021.8.06.0117, Des. Francisco Bezerra Cavalcante, julgado em 23/09/2025 desfavorável ao estabelecimento
Cadela sofreu queimaduras de terceiro grau após cirurgia na clínica. O laudo pericial foi categórico: as lesões eram compatíveis com queimadura por colchão térmico. A Câmara manteve R$ 3.678,89 de danos materiais e R$ 10.000,00 de danos morais e desconsiderou documentos unilaterais e depoimentos de funcionárias da própria clínica.
Tese: Queimadura causada por equipamento durante a cirurgia é defeito do serviço da clínica; a perícia que liga a lesão ao procedimento é decisiva.
Partes: GF Comércio Veterinário Ltda..
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
Primeiros passos quando chega a reclamação
A reação dos primeiros dias costuma definir o que estará disponível como prova meses depois. Alguns cuidados práticos, todos compatíveis com o dever de transparência com o tutor:
- Reunir e preservar o prontuário completo, os termos assinados, os laudos de exames, as fichas de internação e as mensagens trocadas com o tutor.
- Entregar ao tutor, quando pedida, a cópia do prontuário no prazo do CFMV (até 5 dias úteis), sem condicionar a nada.
- Oferecer a necropsia em caso de óbito e registrar a resposta do tutor, porque sem exame da causa da morte a discussão fica no campo das hipóteses.
- Não discutir o caso em redes sociais nem expor dados do atendimento, por causa do sigilo profissional.
- Responder por escrito, com tom técnico e respeitoso, e procurar orientação jurídica antes de propor acordo ou de reconhecer culpa.
Nada disso significa negar o problema quando ele existe. Se houve falha, reconhecer e reparar costuma ser o caminho mais justo e, muitas vezes, o mais barato. O que a defesa organizada evita é a condenação por falta de documento em casos em que a conduta foi correta.
Perguntas frequentes
A clínica responde mesmo sem culpa? Pelo que é próprio do estabelecimento (equipamentos, guarda, internação, informação), sim: a responsabilidade é objetiva. Mas, quando a acusação é de erro técnico do veterinário, há decisões (sobretudo do TJDFT) que exigem prova de culpa do profissional, e é sempre preciso provar defeito e nexo causal.
O veterinário pode ser processado junto com a clínica? Pode. O tutor costuma incluir os dois. O veterinário só responde pessoalmente se ficar provada culpa (CDC, art. 14, § 4º).
A morte do animal prova que houve erro? Não. A obrigação é de meio. É preciso demonstrar falha técnica ou de informação e o nexo com o resultado; doença preexistente ou comorbidades podem explicar o desfecho.
Leia também
O outro lado: o que o tutor pode alegar
Conteúdo de caráter meramente informativo, em conformidade com o Provimento nº 205/2021 da OAB. Não constitui oferta, promessa de resultado ou captação de clientela. Cada caso é analisado individualmente.
Recebeu uma acusação de erro veterinário?
Análise inicial sem compromisso, direto com o advogado.
Falar no WhatsApp