Prazos rígidos de aviso, como 30 minutos, 1 hora ou 2 horas, têm sido considerados abusivos, e o STJ afastou a perda automática da proteção por esse motivo. O atraso só tira a indenização quando é injustificado e prejudica a apuração, ou quando há má-fé.
O dever de avisar existe, mas não é uma armadilha
O associado tem, sim, o dever de comunicar o acidente logo que possível. A regra tradicional do Código Civil, aplicada por analogia, dizia que o segurado deve participar o sinistro logo que o saiba. Era o que dispunha o art. 771, caput, do Código Civil, hoje revogado.
Código Civil, art. 771, caput (redação original, revogada pela Lei 15.040/2024):
Sob pena de perder o direito à indenização, o segurado participará o sinistro ao segurador, logo que o saiba, e tomará as providências imediatas para minorar-lhe as conseqüências.
A questão é o que significa "logo que saiba". Regulamentos de associações passaram a transformar esse dever em prazos de minutos, com perda automática da proteção. Esse modelo foi examinado pela 3ª Turma do STJ em 2026, em caso contra a Copebens vindo do TJRS. O colegiado considerou abusiva a cláusula que fazia o associado perder a proteção se não avisasse o acidente em até 30 minutos.
STJ, 3ª Turma, Recurso Especial nº REsp 2.279.683/RS, Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 06/10/2026 favorável ao consumidor
A Terceira Turma reconheceu a aplicação do CDC às operações de proteção patrimonial mutualista e julgou abusivas a cláusula que fazia o associado perder a proteção se não comunicasse o acidente em até 30 minutos e a que impunha perda automática a quem deixasse o local do acidente. Segundo as reportagens, o colegiado afastou o entendimento do TJRS e restabeleceu a condenação da associação aos danos materiais, citando a Resolução CNSP 491/2026, que veda prazo peremptório de comunicação. A citação da Resolução CNSP 491/2026 e a tese sobre a saída do local constam da notícia da Lex de 14/10/2026 (fonte_url); a notícia da Migalhas (https://www.migalhas.com.br/quentes/465954/stj-invalida-prazo-de-meia-hora-para-comunicar-sinistro-de-veiculo) confirma o julgamento e a cláusula dos 30 minutos.
Tese: A perda automática da proteção por aviso fora de prazo peremptório ou por saída do local é abusiva quando não se prova que a conduta prejudicou a apuração ou agravou o dano.
Partes: Copebens (associação de proteção veicular) x associado; origem TJRS.
Notícia: www.lex.com.br
A regulamentação da Susep para o setor seguiu o mesmo caminho. A Resolução CNSP 491/2026 manda que o contrato de participação preveja comunicação tão logo o participante tome conhecimento do evento e proíbe expressamente cláusula que fixe prazo máximo de comunicação. Esse é o teor do art. 22 da Resolução CNSP 491/2026.
Resolução CNSP 491/2026, art. 22:
O prazo contratual máximo de regulação e liquidação do evento coberto, a partir de sua comunicação pelo participante e entrega de toda a documentação prevista no contrato de participação, não poderá ser superior a noventa dias, sob pena de decair o direito de recusa. Parágrafo único. O contrato de participação deverá prever que a comunicação do evento coberto pelo participante deverá ser realizada tão logo este tome conhecimento de sua ocorrência, sob pena da perda ao direito à indenização, se provado que silenciou de má fé, sendo vedada a inclusão de cláusula que fixe prazo máximo de sua comunicação.
O que os tribunais decidem sobre prazos de minutos e horas
Antes mesmo do STJ, Turmas Recursais do Distrito Federal já vinham anulando cláusulas desse tipo. Foi considerada abusiva a exigência de aviso em 30 minutos, em caso no qual o associado registrou boletim de ocorrência e ligou para a central logo após o acidente.
TJDFT, Primeira Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0703345-44.2026.8.07.0003, Juiz Evandro Neiva de Amorim, julgado em 16/09/2026 favorável ao consumidor
O associado registrou boletim de ocorrência, ligou para a central e documentou o acidente, mas teve o amparo negado porque a comunicação ocorreu após 30 minutos. A Turma Recursal manteve a nulidade da cláusula do regulamento e a condenação aos danos materiais, reafirmando que a associação é fornecedora sujeita ao CDC.
Tese: É abusiva a exigência de comunicação do sinistro em até 30 minutos.
Partes: associação de proteção veicular x associado.
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
Em outro caso, o prazo de 2 horas foi afastado porque o acidente aconteceu à noite, em área rural, e a perda total só se consolidou horas depois. A Turma levou em conta as circunstâncias concretas de tempo e local.
TJDFT, Terceira Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0702332-05.2025.8.07.0016, Juíza Margareth Cristina Becker, julgado em 06/04/2026 favorável ao consumidor
O sinistro com perda total ocorreu à noite, em área rural, e o regulamento exigia comunicação em até 2 horas. A Turma Recursal considerou a exigência abusiva diante das circunstâncias de tempo e local, aplicou os arts. 47 e 51 do CDC e manteve a condenação de R$ 25.389,00.
Tese: Prazo curto de comunicação é abusivo quando ignora as circunstâncias concretas do sinistro.
Partes: associação de proteção veicular x associados.
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
Também há decisão entendendo que comunicação em 48 horas ainda pode ser considerada imediata para fins da cláusula, sobretudo quando o guincho foi acionado logo depois do acidente, o que mostra que a associação tomou conhecimento do evento por outro meio.
TJDFT, Segunda Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0705157-55.2021.8.07.0017, Juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, julgado em 09/05/2022 favorável ao consumidor
A associação alegou alta velocidade, atraso no aviso e dúvida sobre vítimas. A Turma Recursal entendeu que a comunicação em 48 horas não deixa de ser imediata para fins da cláusula, destacando que o guincho foi pedido logo após o acidente, e manteve a indenização de R$ 17.873,00 com base na Tabela FIPE.
Tese: Cláusula de comunicação imediata deve ser interpretada a favor do consumidor, à luz do art. 47 do CDC.
Partes: associação de proteção veicular x associada.
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
A Lei 15.040/2024, que pode servir de parâmetro por analogia, adota a proporcionalidade: o descumprimento culposo do aviso só tira a indenização na medida do dano causado pela omissão, e a sanção nem se aplica se a seguradora soube do sinistro oportunamente por outros meios. O fundamento está no art. 66, caput, incisos e §§ 1º a 3º, da Lei 15.040/2024.
Lei 15.040/2024 (Marco Legal dos Seguros), art. 66, caput, incisos e §§ 1º a 3º:
Ao tomar ciência do sinistro ou da iminência de seu acontecimento, com o objetivo de evitar prejuízos à seguradora, o segurado é obrigado a: I - tomar as providências necessárias e úteis para evitar ou minorar seus efeitos; II - avisar prontamente a seguradora, por qualquer meio idôneo, e seguir suas instruções para a contenção ou o salvamento; III - prestar todas as informações de que disponha sobre o sinistro, suas causas e consequências, sempre que questionado a respeito pela seguradora. § 1º O descumprimento doloso dos deveres previstos neste artigo implica a perda do direito à indenização ou ao capital pactuado, sem prejuízo da dívida de prêmio e da obrigação de ressarcir as despesas efetuadas pela seguradora. § 2º O descumprimento culposo dos deveres previstos neste artigo implica a perda do direito à indenização do valor equivalente aos danos decorrentes da omissão. § 3º Não se aplica o disposto nos §§ 1º e 2º, no caso dos deveres previstos nos incisos II e III do caput deste artigo, quando o interessado provar que a seguradora tomou ciência oportunamente do sinistro e das informações por outros meios.
Quando o atraso pesa contra o associado
O cenário muda quando o atraso é longo, sem justificativa, e compromete a apuração. No Ceará, há decisões de Turmas Recursais mantendo a negativa em casos assim. A 1ª Turma Recursal manteve a improcedência quando o associado avisou quatro dias depois sem justificativa plausível; a 4ª Turma Recursal fez o mesmo quando a associada comunicou dois dias depois alegando compromissos pessoais.
TJCE, 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, Recurso Inominado Cível nº 3006795-91.2024.8.06.0064, Juíza Valéria Márcia de Santana Barros Leal (relatora que assina o acórdão, conferido no inteiro teor; o SJURIS indexa o magistrado Antonio Alves de Araujo), julgado em 26/02/2026 desfavorável ao consumidor
O associado comunicou o acidente quatro dias depois, quando o regulamento exigia aviso em 24 horas à associação e 48 horas à polícia. A Turma Recursal manteve a improcedência por ausência de justificativa plausível para a demora, entendendo que o aviso tempestivo integra a dinâmica do sistema mutualista e preserva a apuração e o direito de regresso.
Tese: Atraso relevante e injustificado no aviso, que compromete a apuração, pode legitimar a negativa.
Partes: Associação de Socorro Mútuo Group O Novo Conceito x associado.
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
TJCE, 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, Recurso Inominado Cível nº 3000358-17.2025.8.06.0220, Juiz José Maria dos Santos Sales, julgado em 07/01/2026 desfavorável ao consumidor
A Turma Recursal manteve a improcedência porque a associada comunicou o acidente dois dias depois, sem impedimento relevante comprovado, e havia ainda alegação de infração de trânsito. Considerou válida a cláusula de comunicação imediata com base no art. 771 do Código Civil.
Tese: Compromissos pessoais não justificam atraso no aviso; sem justificativa, a negativa pode ser mantida.
Partes: Support Brasil Clube de Benefícios Automotivos x associada.
Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br
Essas decisões são anteriores ao julgamento do STJ de 2026 e mostram que a jurisprudência cearense ainda não está uniforme. O argumento a ser enfrentado é a função do aviso no sistema mutualista: permitir a vistoria, preservar provas e viabilizar o regresso contra o causador. Por isso, quem atrasou precisa explicar o motivo e mostrar que a demora não prejudicou nada.
No roubo e no furto, o argumento da associação costuma ser outro: o atraso teria reduzido a chance de recuperar o veículo. O TJDFT exigiu prova concreta dessa chance e manteve a indenização em caso de motocicleta roubada comunicada quatro dias depois.
TJDFT, 8ª Turma Cível, Apelação Cível nº 0702862-27.2025.8.07.0010, Des. José Firmo Reis Soub, julgado em 11/11/2025 favorável ao consumidor
A motocicleta foi roubada, o boletim foi registrado no dia seguinte e a associação foi avisada quatro dias depois. O TJDFT manteve a indenização de R$ 15.457,00, afirmando que a falta de comunicação imediata só afasta a indenização se houver má-fé ou prejuízo efetivo, e rejeitou a tese de perda de uma chance de recuperar o bem por falta de prova concreta.
Tese: Atraso no aviso só tira a indenização se houver má-fé ou prejuízo efetivo comprovado.
Partes: associação de proteção veicular x associado.
Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br
Como se proteger e o que reunir
A melhor defesa contra a negativa por atraso é a prova de diligência. Como a discussão gira em torno de saber se o aviso foi feito tão logo possível e se a demora prejudicou a apuração, cada registro de tentativa de contato e cada motivo concreto para eventual atraso ganha peso no processo.
- Avise a associação pelo canal oficial assim que puder e guarde o protocolo.
- Se houver motivo para a demora (hospital, local sem sinal, madrugada, choque), documente.
- Registre o boletim de ocorrência e guarde a hora do registro.
- Guarde prints de ligações e mensagens, inclusive tentativas sem resposta.
- Se a associação mandou guincho ou fez vistoria, isso prova que ela soube do evento.
Se a negativa veio apenas por causa do prazo, o caminho é discutir a abusividade da cláusula e a ausência de prejuízo. Quanto mais curto o prazo e mais razoável a sua justificativa, maior a força do argumento. Veja a redação do art. 51, IV, do CDC.
CDC (Lei 8.078/1990), art. 51, IV:
São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: (...) IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;
Perguntas frequentes
A associação pode exigir aviso em 30 minutos? O STJ considerou abusiva a perda automática da proteção por aviso fora desse prazo, e a Resolução CNSP 491/2026 proíbe cláusula com prazo máximo de comunicação.
Avisei no dia seguinte. Perdi a cobertura? Não necessariamente. Os tribunais avaliam se havia justificativa e se o atraso prejudicou a apuração. Atraso curto e justificado costuma ser tolerado; atraso longo sem explicação pode levar à negativa.
A associação ficou sabendo pelo guincho. Isso conta? Conta como indício forte de que ela soube do evento a tempo, o que enfraquece a alegação de prejuízo pela falta de aviso formal.
Qual é o prazo certo para avisar? O mais rápido possível. A regra atual da Susep fala em comunicação tão logo o participante tome conhecimento do evento, sem prazo fixo em minutos ou horas.
Leia também
Conteúdo de caráter meramente informativo, em conformidade com o Provimento nº 205/2021 da OAB. Não constitui oferta, promessa de resultado ou captação de clientela. Cada caso é analisado individualmente.
Negaram porque você avisou depois do prazo?
Análise inicial sem compromisso, direto com o advogado.
Falar no WhatsApp