Início › Proteção Veicular › Proteção veicular negou por atraso no aviso do sinistro
Proteção Veicular

Negativa da proteção veicular por atraso na comunicação do sinistro

Lucas Monteiro de Araújo Magalhães

Prazos rígidos de aviso, como 30 minutos, 1 hora ou 2 horas, têm sido considerados abusivos, e o STJ afastou a perda automática da proteção por esse motivo. O atraso só tira a indenização quando é injustificado e prejudica a apuração, ou quando há má-fé.

O dever de avisar existe, mas não é uma armadilha

O associado tem, sim, o dever de comunicar o acidente logo que possível. A regra tradicional do Código Civil, aplicada por analogia, dizia que o segurado deve participar o sinistro logo que o saiba. Era o que dispunha o art. 771, caput, do Código Civil, hoje revogado.

Código Civil, art. 771, caput (redação original, revogada pela Lei 15.040/2024):

Sob pena de perder o direito à indenização, o segurado participará o sinistro ao segurador, logo que o saiba, e tomará as providências imediatas para minorar-lhe as conseqüências.

A questão é o que significa "logo que saiba". Regulamentos de associações passaram a transformar esse dever em prazos de minutos, com perda automática da proteção. Esse modelo foi examinado pela 3ª Turma do STJ em 2026, em caso contra a Copebens vindo do TJRS. O colegiado considerou abusiva a cláusula que fazia o associado perder a proteção se não avisasse o acidente em até 30 minutos.

STJ, 3ª Turma, Recurso Especial nº REsp 2.279.683/RS, Min. Ricardo Villas Bôas Cueva, julgado em 06/10/2026 favorável ao consumidor

A Terceira Turma reconheceu a aplicação do CDC às operações de proteção patrimonial mutualista e julgou abusivas a cláusula que fazia o associado perder a proteção se não comunicasse o acidente em até 30 minutos e a que impunha perda automática a quem deixasse o local do acidente. Segundo as reportagens, o colegiado afastou o entendimento do TJRS e restabeleceu a condenação da associação aos danos materiais, citando a Resolução CNSP 491/2026, que veda prazo peremptório de comunicação. A citação da Resolução CNSP 491/2026 e a tese sobre a saída do local constam da notícia da Lex de 14/10/2026 (fonte_url); a notícia da Migalhas (https://www.migalhas.com.br/quentes/465954/stj-invalida-prazo-de-meia-hora-para-comunicar-sinistro-de-veiculo) confirma o julgamento e a cláusula dos 30 minutos.

Tese: A perda automática da proteção por aviso fora de prazo peremptório ou por saída do local é abusiva quando não se prova que a conduta prejudicou a apuração ou agravou o dano.

Partes: Copebens (associação de proteção veicular) x associado; origem TJRS.

Notícia: www.lex.com.br

A regulamentação da Susep para o setor seguiu o mesmo caminho. A Resolução CNSP 491/2026 manda que o contrato de participação preveja comunicação tão logo o participante tome conhecimento do evento e proíbe expressamente cláusula que fixe prazo máximo de comunicação. Esse é o teor do art. 22 da Resolução CNSP 491/2026.

Resolução CNSP 491/2026, art. 22:

O prazo contratual máximo de regulação e liquidação do evento coberto, a partir de sua comunicação pelo participante e entrega de toda a documentação prevista no contrato de participação, não poderá ser superior a noventa dias, sob pena de decair o direito de recusa. Parágrafo único. O contrato de participação deverá prever que a comunicação do evento coberto pelo participante deverá ser realizada tão logo este tome conhecimento de sua ocorrência, sob pena da perda ao direito à indenização, se provado que silenciou de má fé, sendo vedada a inclusão de cláusula que fixe prazo máximo de sua comunicação.

O que os tribunais decidem sobre prazos de minutos e horas

Antes mesmo do STJ, Turmas Recursais do Distrito Federal já vinham anulando cláusulas desse tipo. Foi considerada abusiva a exigência de aviso em 30 minutos, em caso no qual o associado registrou boletim de ocorrência e ligou para a central logo após o acidente.

TJDFT, Primeira Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0703345-44.2026.8.07.0003, Juiz Evandro Neiva de Amorim, julgado em 16/09/2026 favorável ao consumidor

O associado registrou boletim de ocorrência, ligou para a central e documentou o acidente, mas teve o amparo negado porque a comunicação ocorreu após 30 minutos. A Turma Recursal manteve a nulidade da cláusula do regulamento e a condenação aos danos materiais, reafirmando que a associação é fornecedora sujeita ao CDC.

Tese: É abusiva a exigência de comunicação do sinistro em até 30 minutos.

Partes: associação de proteção veicular x associado.

Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br

Em outro caso, o prazo de 2 horas foi afastado porque o acidente aconteceu à noite, em área rural, e a perda total só se consolidou horas depois. A Turma levou em conta as circunstâncias concretas de tempo e local.

TJDFT, Terceira Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0702332-05.2025.8.07.0016, Juíza Margareth Cristina Becker, julgado em 06/04/2026 favorável ao consumidor

O sinistro com perda total ocorreu à noite, em área rural, e o regulamento exigia comunicação em até 2 horas. A Turma Recursal considerou a exigência abusiva diante das circunstâncias de tempo e local, aplicou os arts. 47 e 51 do CDC e manteve a condenação de R$ 25.389,00.

Tese: Prazo curto de comunicação é abusivo quando ignora as circunstâncias concretas do sinistro.

Partes: associação de proteção veicular x associados.

Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br

Também há decisão entendendo que comunicação em 48 horas ainda pode ser considerada imediata para fins da cláusula, sobretudo quando o guincho foi acionado logo depois do acidente, o que mostra que a associação tomou conhecimento do evento por outro meio.

TJDFT, Segunda Turma Recursal, Recurso Inominado nº 0705157-55.2021.8.07.0017, Juíza Marília de Ávila e Silva Sampaio, julgado em 09/05/2022 favorável ao consumidor

A associação alegou alta velocidade, atraso no aviso e dúvida sobre vítimas. A Turma Recursal entendeu que a comunicação em 48 horas não deixa de ser imediata para fins da cláusula, destacando que o guincho foi pedido logo após o acidente, e manteve a indenização de R$ 17.873,00 com base na Tabela FIPE.

Tese: Cláusula de comunicação imediata deve ser interpretada a favor do consumidor, à luz do art. 47 do CDC.

Partes: associação de proteção veicular x associada.

Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br

A Lei 15.040/2024, que pode servir de parâmetro por analogia, adota a proporcionalidade: o descumprimento culposo do aviso só tira a indenização na medida do dano causado pela omissão, e a sanção nem se aplica se a seguradora soube do sinistro oportunamente por outros meios. O fundamento está no art. 66, caput, incisos e §§ 1º a 3º, da Lei 15.040/2024.

Lei 15.040/2024 (Marco Legal dos Seguros), art. 66, caput, incisos e §§ 1º a 3º:

Ao tomar ciência do sinistro ou da iminência de seu acontecimento, com o objetivo de evitar prejuízos à seguradora, o segurado é obrigado a: I - tomar as providências necessárias e úteis para evitar ou minorar seus efeitos; II - avisar prontamente a seguradora, por qualquer meio idôneo, e seguir suas instruções para a contenção ou o salvamento; III - prestar todas as informações de que disponha sobre o sinistro, suas causas e consequências, sempre que questionado a respeito pela seguradora. § 1º O descumprimento doloso dos deveres previstos neste artigo implica a perda do direito à indenização ou ao capital pactuado, sem prejuízo da dívida de prêmio e da obrigação de ressarcir as despesas efetuadas pela seguradora. § 2º O descumprimento culposo dos deveres previstos neste artigo implica a perda do direito à indenização do valor equivalente aos danos decorrentes da omissão. § 3º Não se aplica o disposto nos §§ 1º e 2º, no caso dos deveres previstos nos incisos II e III do caput deste artigo, quando o interessado provar que a seguradora tomou ciência oportunamente do sinistro e das informações por outros meios.

Quando o atraso pesa contra o associado

O cenário muda quando o atraso é longo, sem justificativa, e compromete a apuração. No Ceará, há decisões de Turmas Recursais mantendo a negativa em casos assim. A 1ª Turma Recursal manteve a improcedência quando o associado avisou quatro dias depois sem justificativa plausível; a 4ª Turma Recursal fez o mesmo quando a associada comunicou dois dias depois alegando compromissos pessoais.

TJCE, 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, Recurso Inominado Cível nº 3006795-91.2024.8.06.0064, Juíza Valéria Márcia de Santana Barros Leal (relatora que assina o acórdão, conferido no inteiro teor; o SJURIS indexa o magistrado Antonio Alves de Araujo), julgado em 26/02/2026 desfavorável ao consumidor

O associado comunicou o acidente quatro dias depois, quando o regulamento exigia aviso em 24 horas à associação e 48 horas à polícia. A Turma Recursal manteve a improcedência por ausência de justificativa plausível para a demora, entendendo que o aviso tempestivo integra a dinâmica do sistema mutualista e preserva a apuração e o direito de regresso.

Tese: Atraso relevante e injustificado no aviso, que compromete a apuração, pode legitimar a negativa.

Partes: Associação de Socorro Mútuo Group O Novo Conceito x associado.

Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br

TJCE, 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais, Recurso Inominado Cível nº 3000358-17.2025.8.06.0220, Juiz José Maria dos Santos Sales, julgado em 07/01/2026 desfavorável ao consumidor

A Turma Recursal manteve a improcedência porque a associada comunicou o acidente dois dias depois, sem impedimento relevante comprovado, e havia ainda alegação de infração de trânsito. Considerou válida a cláusula de comunicação imediata com base no art. 771 do Código Civil.

Tese: Compromissos pessoais não justificam atraso no aviso; sem justificativa, a negativa pode ser mantida.

Partes: Support Brasil Clube de Benefícios Automotivos x associada.

Inteiro teor: autdoc.tjce.jus.br

Essas decisões são anteriores ao julgamento do STJ de 2026 e mostram que a jurisprudência cearense ainda não está uniforme. O argumento a ser enfrentado é a função do aviso no sistema mutualista: permitir a vistoria, preservar provas e viabilizar o regresso contra o causador. Por isso, quem atrasou precisa explicar o motivo e mostrar que a demora não prejudicou nada.

No roubo e no furto, o argumento da associação costuma ser outro: o atraso teria reduzido a chance de recuperar o veículo. O TJDFT exigiu prova concreta dessa chance e manteve a indenização em caso de motocicleta roubada comunicada quatro dias depois.

TJDFT, 8ª Turma Cível, Apelação Cível nº 0702862-27.2025.8.07.0010, Des. José Firmo Reis Soub, julgado em 11/11/2025 favorável ao consumidor

A motocicleta foi roubada, o boletim foi registrado no dia seguinte e a associação foi avisada quatro dias depois. O TJDFT manteve a indenização de R$ 15.457,00, afirmando que a falta de comunicação imediata só afasta a indenização se houver má-fé ou prejuízo efetivo, e rejeitou a tese de perda de uma chance de recuperar o bem por falta de prova concreta.

Tese: Atraso no aviso só tira a indenização se houver má-fé ou prejuízo efetivo comprovado.

Partes: associação de proteção veicular x associado.

Ementa: jurisdf.tjdft.jus.br

Como se proteger e o que reunir

A melhor defesa contra a negativa por atraso é a prova de diligência. Como a discussão gira em torno de saber se o aviso foi feito tão logo possível e se a demora prejudicou a apuração, cada registro de tentativa de contato e cada motivo concreto para eventual atraso ganha peso no processo.

  • Avise a associação pelo canal oficial assim que puder e guarde o protocolo.
  • Se houver motivo para a demora (hospital, local sem sinal, madrugada, choque), documente.
  • Registre o boletim de ocorrência e guarde a hora do registro.
  • Guarde prints de ligações e mensagens, inclusive tentativas sem resposta.
  • Se a associação mandou guincho ou fez vistoria, isso prova que ela soube do evento.

Se a negativa veio apenas por causa do prazo, o caminho é discutir a abusividade da cláusula e a ausência de prejuízo. Quanto mais curto o prazo e mais razoável a sua justificativa, maior a força do argumento. Veja a redação do art. 51, IV, do CDC.

CDC (Lei 8.078/1990), art. 51, IV:

São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que: (...) IV - estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a eqüidade;

Perguntas frequentes

A associação pode exigir aviso em 30 minutos? O STJ considerou abusiva a perda automática da proteção por aviso fora desse prazo, e a Resolução CNSP 491/2026 proíbe cláusula com prazo máximo de comunicação.

Avisei no dia seguinte. Perdi a cobertura? Não necessariamente. Os tribunais avaliam se havia justificativa e se o atraso prejudicou a apuração. Atraso curto e justificado costuma ser tolerado; atraso longo sem explicação pode levar à negativa.

A associação ficou sabendo pelo guincho. Isso conta? Conta como indício forte de que ela soube do evento a tempo, o que enfraquece a alegação de prejuízo pela falta de aviso formal.

Qual é o prazo certo para avisar? O mais rápido possível. A regra atual da Susep fala em comunicação tão logo o participante tome conhecimento do evento, sem prazo fixo em minutos ou horas.

Leia também


Conteúdo de caráter meramente informativo, em conformidade com o Provimento nº 205/2021 da OAB. Não constitui oferta, promessa de resultado ou captação de clientela. Cada caso é analisado individualmente.

Negaram porque você avisou depois do prazo?

Análise inicial sem compromisso, direto com o advogado.

Falar no WhatsApp
Lucas Monteiro de Araújo Magalhães
ESCRITO E REVISADO PORLucas Monteiro de Araújo Magalhães

Advogado, OAB/CE 49.312, Fortaleza/CE, atuação nacional em direito do consumidor e do passageiro aéreo. Atendimento 100% online para quem está em qualquer cidade do Brasil ou mora no exterior, com análise inicial do caso sem custo.

Verificar inscrição e CNPJ
Lucas Monteiro de Araújo Magalhães, OAB/CE 49.312. Escritório Lucas Monteiro, Fortaleza/CE, atendimento em todo o Brasil. Atualizado em 20/10/2026.

Como saber que isso não é golpe

Faça essas verificações com qualquer advogado, não só comigo. Ver todas as verificações.